O Escravo de Capela de Marcos Debrito

10:00 Fabiana Pereira 0 Comments


Sinopse
Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.

Opinião
O Escravo de Capela é um livro bem interessante e se passa durante o Brasil colônia.

Sabola é um escravo recém-chegado a Fazenda Capela e em seu primeiro dia é açoitado sem nem mesmo entender o motivo por não conhecer a língua de seus agressores.  Nesta ele conhece o velho Akili, que trata seus ferimentos e decide ajuda-lo a arquitetar um plano para escapar da fazenda usando seus conhecimentos sobre ela.

“ – Do jeito que o Sabola queria fugir desta fazenda – continuou -, eu sabia que ele ia prestar atenção em tudo que eu tinha pra falar. E que ia fazer as coisas do jeito que eu mandasse. Por mais arriscadas que elas fossem. ” – Pag. 53

O livro é bem forte, com cenas de a violência física, verbal e emocional, demonstrando como os escravos eram tratados.  Apresenta também a imposição religiosa, linguística e cultural e a forma bruta como aconteceu.

“ - O patrão bem sabe que eu não tenho pena de escravo. Só acho que seria mais ajuizado preservar a mão de obra. ” – Pag.14

O livro é muito bem escrito e prende a atenção facilmente. É uma forma de conhecer um pouco de história (não apenas nossa) e perceber como as lendas são modificadas. A forma que foram retardados o “Saci” e a “Mula sem Cabeça” torna a história bem mais assustadora e para um público maduro.
 Os personagens da história são bem construídos e conseguem passar várias emoções. A maioria deles está apenas preocupado com si mesmo e como pode se beneficiar, ignorando o sofrimento que pode causar aos outros ao seu redor. A quantidade de personagens egoístas chega até a causar uma revolta interior.
Há vários trechos soturnos e apreensivos, o final é cheio de revelações e reviravoltas, conseguindo ser feliz e triste ao mesmo tempo. Há uma leve pitada de romance na história, porém o que predomina é o massacre e a vingança.
Este definitivamente não é um livro para pessoas sensíveis.

Um destaque para a lateral das páginas que é pintada de vermelho e para as páginas grossas. 




| Editora: Faro Editorial
| Autor: Marcos DeBrito
| Páginas: 288
Skoob


0 Comentários: