Uma Pergunta por Dia de Potter Style

10:00 Fabiana Pereira 14 Comments



Sinopse
Todos os dias criamos uma imensa quantidade de registros em celulares, redes sociais e aplicativos. No entanto, quase nunca temos o hábito de retornar a eles. Às vezes podem parecer só besteiras, mas quantos desses relatos não mostrariam nosso crescimento e nossas mudanças em todos esses anos?
Uma pergunta por dia convida você a registrar suas respostas a uma variedade de questões, das mais simples às mais complicadas, como “Para onde você quer fazer sua próxima viagem?” ou “Escreva a primeira linha da sua autobiografia”. Em cada página há espaço para cinco respostas, uma por ano, ao longo de cinco anos. Com o passar do tempo, quando voltar a um dia já anotado, o dono do diário encontrará seus pensamentos anteriores, num exercício divertido e construtivo de recordar e refletir.
Depois das primeiras páginas fica impossível parar, e as possibilidades são infinitas: comece agora mesmo, não importa que dia é hoje; responda sozinho, com o melhor amigo ou com um grupo inteiro de amigos; um casal pode registrar junto suas respostas, cada um em seu livro ou num livro só. Respondendo, relendo, guardando para si ou compartilhando, a brincadeira funciona como uma verdadeira cápsula do tempo – termine um ano, inicie outro e redescubra a cada página um novo eu.

 

Opinião
Como o próprio título já diz, a proposta do livro é responder uma pergunta por dia durante 5 anos. As perguntas são bem variadas e vão desde o último filme que você assistiu, o que você tem na geladeira, o que você vestiu até perguntas sobre o que te inspirou, o que fez você rir, seus arrependimentos...
É um livro simples e faz você dar uma resposta em no máximo 4 linhas. O legal do livro é que ele te faz refletir com algumas de suas perguntas e conforme os anos vão passando você pode ler as respostas anteriores e ver se as coisas mudaram ou continuaram as mesmas e relembrar alguns acontecimentos da sua vida. Chega a ser divertido procurar alguns dias e pensar “o que eu fiz nesse dia mesmo?” ou então “nossa, nesse ano eu sentia isso ou aconteceu aquilo”. O único porém do livro é que é necessário ter bastante paciência e dedicação para completa-lo, é preciso se comprometer e tirar um tempinho durante 5 anos para responder as perguntas. No final ele se torna um diário que fará você lembrar coisas grandes e pequenas que aconteceram na sua vida e alguns detalhes simples que com o tempo você poderia esquecer.
O livro é pequeno e cabe na bolsa. O design dele me lembra um diário antigo e a lateral dourada das páginas dá um toque encantador.


Editora: Intrínseca 
Autor: Potter Style
Páginas: 368
Skoob |



14 comentários:

  1. Te entendo Karini! No começo fiquei toda empolgada com o livro e depois acabei largando, mas acredito que tenha gente que consiga concluir direitinho hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Eu sempre achei a ideia deste livro muito interessante, achei bem legal esse lance de você poder escrever um pouquinho e aí depois ver se houveram mudanças em varias coisas, mas infelizmente eu não tenho disciplina pra algo assim, como toda a certeza eu esqueceria de preencher alguns dias e aí ia ficar todo falhado kkkk Mas pra quem consegue escrever um pouco todos os dias é uma ótima forma de aliviar a mente e ao mesmo tempo scaliar seu crescimento pessoal.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Aninha!
      Querendo ou não é um livro que exige bastante disciplina e organização para conseguir responder tudo direitinho
      Abraços

      Excluir
  3. Eu sei ele no ano passado e gostei bastante da experiência, pretendo até fazer um post sobre. Gosto demais dessa diversidade de perguntas, que faz a gente refletir por coisas que nem prestaríamos atenção.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fabi.
    Eu me lembro de ter ganhado um exemplar desse livro, mas acabei dando de presente.
    Não sou muito boa com esse negócio de responder perguntas... Rs!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiana!
    Achei interessante a proposta do livro/diário, mas não tenho muita paciência de escrever todos os dias kkk meu mau, mas para quem gosta deve ser muito gostoso e satisfatório. Parabéns pelo post, obrigada pela informação e dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi! eu acho esse livro de uma proposta maravilhosa! Eu tive o hábito de escrever em diários até os 17 anos, e escrevia tudo mesmo, amores, insatisfações e tudo que pode incomodar uma adolescente. Tive que parar o hábito porque não havia privacidade, e o medo de ter meus segredos descobertos foi maior que o alívio de escrever. Acho que seria de muita utilidade hoje em dia, responder perguntas pessoais e me conhecer e reconhecer ainda mais.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Já quero demais! Loucamente! Eu sou uma apaixonada por diários. Mantenho diários desde criança, embora tenha atacado fogo em alguns (triste, mas queria manter minha privacidade). Hoje em dia escrevo em cadernos mesmo. Compro aqueles cadernos pequenos e bonitinhos e escrevo. Quando um termina ou está perto de terminar já compro hoje. Mas é verdade que não tenho paciência para escrever todos os dias. Geralmente deixo passar um tempo e depois desabafo nas páginas do diário os acontecimentos acumulados.rs E o mais louco é que trato o diário como um amigo. Eu converso com ele, peço conselhos, digo coisas como se ele tivesse sentimentos. É loucura eu sei, mas lembre-se da música "O Caderno", do Toquinho.rs

    Achei a proposta desta espécie de diário simplesmente maravilhosa. Preciso comprar, pois vou amar ver o quanto mudei e cresci ao longo desses cinco anos, como as coisas se transformaram, incluindo os meus gostos e sentimentos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    De início, eu confesso que achei meio bobo, pq eu não tenho muita paciência pra isso sabe? Mas depois, pensando no que vc disse... eu amo relembrar momentos, coisas que me deixaram feliz, uma frase, um gesto, e acho que vale arriscar, meu único problema é não saber se eu vou responder às perguntas todos os dias hahaha

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu acho a ideia desse livro muito legal. É uma ótima forma da pessoa se conhecer melhor e perceber as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. No entanto, eu admito que não tenho a paciência e nem a disciplina para fazer isso, ainda mais por tanto tempo. Eu me conheço e sei que iria abandonar o livro em pouco tempo kkkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho vontade de ter esse livro interativo, tenho o hábito de anotar minha rotina num diário e várias vezes me surpreendo ao ler passagens antigas e ver o quanto mudei, então imagino que com esse livro seria ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Super quero esse livro desde que ele foi lançado. Amei a edição e essa capa é única, e vou garantir o meu em breve.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    já tinha visto esse livro por ai, e como o título é auto explicativo eu já imaginava qual seu objeto porém não fazia ideia de que eram necessários cinco anos para completá-lo. Achei bem interessante e para quem tem paciência deve ser bem legal poder revisitar as questões respondidas anos antes. Acho essa capa linda.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Oiee Fabi ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei muito interessante! Ainda assim, acho que eu não conseguiria lembrar de responder as perguntas direitinho...haha' acabaria cansando *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir