Feios de Scott Westerfeld

10:00 Fabiana Pereira 0 Comments


 Sinopse
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.
Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.




 Opinião
A história se passa no futuro onde o mundo está dividido em cidades que são autossuficientes e são cercadas pelo “mundo selvagem”. Estas cidades são dividias em vilas: A vila feia possui alojamentos que é onde as crianças que estão entrando na adolescência vão e lá permanecem até atingirem 16 anos para passarem por uma cirurgia e se tornarem perfeitos.  Lá elas estudam e aprendem sobre a história do planeta e regras da cidade, também são condicionados a serem perfeitos.
Temos Nova perfeição, que é para onde os novos perfeitos vão e onde os perfeitos vivem. A entrada de feios nesta vila é proibida. A vida lá é regada de diversão, festas e luxo, ninguém precisa se preocupar em trabalhar e estudar é opcional. Nada é pago e tudo que se desejar é conseguido com facilidade.
Por último temos uma vila mais afastada para os adultos e crianças. Lá é onde os perfeitos passam o resto da sua vida e criam seus filhos. Quando os perfeitos viram adultos podem assumir algum trabalho na cidade, porém esta parte não é muito abordada.
Nesta distopia a personagem principal tem o sonho de se tornar perfeita para poder levar uma vida de diversão junto de seu amigo Peris. Por ser mais velho, Peris se torna um perfeito antes de Tally e passa a morar em nova perfeição. Em uma aventura para visitar seu amigo Tally conhece uma garota misteriosa chamada Shay que faz aniversário no mesmo dia que ela e não sente vontade alguma de se tornar perfeita. As duas viram amigas e o sumiço de Shay acaba afetando a vida de Tally de uma forma que ela nunca poderia imaginar.

“Tinha passado os últimos quatro anos observando Nova Perfeição, desejando com todas as forças atravessar o rio e nunca mais voltar. Aquela provavelmente havia sido a motivação para sair tantas vezes pela janela, aprender os truques necessários para chegar mais perto dos perfeitos, espiar a vida que um dia seria a sua. ” Pag.87

Tally é uma garota inocente e com perspectiva de vida simples. Foi criada na proteção da cidade.  Tive uma certa irritação no começo pois ela só pensa em se tornar perfeita e esquece dos outros. A evolução da personagem aumentando sua percepção sobre as coisas e deixando de lado alguns de seus conceitos e abrindo os olhos para vida é reconfortante e traz satisfação. Ela é apresentada como uma vilã o que eu achei bem interessante.

O livro vai trazer alguns clichês para tornar a história mais atrativa, vou falar alguns que são os mais marcantes:

  1.       A garota conhece um garoto dentro do novo grupo e os dois se apaixonam. 
  2.       A garota se arrepende de suas ações e tenta concertar as burradas que fez colocando a própria vida em risco.
  3.       E como já dizia o ditado: mentira tem perna curta


“Os dois esperaram abraçados, sem fazer barulho, pelo que pareceram ser horas. Não tiveram coragem de falar até muito depois de o ruído dos carros desaparecer. ” Pag. 312

O livro tem um cenário cheio de aventuras e reviravoltas. Apresenta tecnologias novas e a consequências de algumas destas invenções. Os capítulos não muito longos, leitura gostosa e fluida. O livro possui letra grande e tamanho médio. É uma história fácil de entender e que não está cercada por muitos mistérios e que cativa desde o começo.
Lembrando que feios é o primeiro volume de uma quadrilogia. 




| Editora: Galera Record
| Autor: Scott Westerfeld
| Páginas: 415
Skoob




0 Comentários: