[Resenha] Melanie de Maxwell
Sinopse
No texto, o autor mostra a repercussão da medida entre os alunos de escolas públicas, os alunos da rede privada e os donos de cursinhos, que veem nas cotas uma ameaça aos seus lucros, principalmente nas áreas de Medicina, Direito e Engenharia. Há confronto ideológico entre os alunos das duas redes na UFES, e Melanie, que almeja uma vaga no curso de Medicina, é vítima de discriminação pelas colegas de cursinho. Será que a jovem alcançará sua meta?
Resenha
Melanie é uma garota muito animada e sonhadora que busca uma vaga no curso de medicina, que é bem disputado e tem alto valor.
O livro vai retratar a dificuldade que é passar por um processo de vestibular, desde a dificuldade para conseguir um cursinho e estudar quando não se tem condições financeira até conseguir uma vaga no curso escolhido.
O tema da desigualdade social é bem forte no livro inteiro.
Também aborda o tema do preconceito e o debate sobre as cotas em universidades, ressaltando a sua importância e mostrando a dificuldade para se conseguir uma boa educação e o privilégio que jovens ricos tem.
Maxwell também mostra um pouco dos método que os cursinhos usam além de algumas informações bem resumidas. Consegue demonstrar como o ano de vestibular é corrido e acontecem várias coisas e que não devemos desistir.
É um livro com descrições rápidas e por isso alguns pontos não foram muito bem aprofundados.
A leitura é muito boa e me fez lembrar de quando eu fazia cursinho popular e os professores falavam que nunca era tarde pra aprender o conteúdo e conseguir ir bem.
É o tipo de livro que pode ser uma luz para quem não tem condições e não sabe a existência de cursinhos populares e programas do tipo.
| Páginas: 88
0 Comentários: